1. Produza bom conteúdo
- Os textos devem ser totalmente originais (não copie nada!)
- Produza conteúdo que tenha entre 300 e 1.000 caracteres (use o Microsoft Word para contar indo no Menu > Revisão > Contar Palavras)
- O texto deve conter palavras-chave com as quais você gostaria de ser encontrado, em especial nos títulos. Evite repeti-las muitas vezes para não tornar a leitura chata.
- Procure fazer links internos para outros artigos, posts ou páginas de seu site, assim como de outros. Para aprender como fazer links internos, veja http://conv.ly/inlink
- Ilustre bem a página do site ou blog, insira imagens (com a tag “alt” que nomeia corretamente a imagem) e até mesmo vídeos.
2. Não compre nem troque links, produza bom conteúdo
É uma prática comum de sites penalizados pelo Google Penguin a realização de esquema de compra e troca de links, prática que o Google não aceita, uma vez que resulta na manipulação dos resultados.
No entanto, receber links ajuda muito a ficar bem posicionado, mas fique atento: devem ser links naturais e orgânicos, como, por exemplo, o de uma pessoa que achou o seu conteúdo interessante. Links de um site do mesmo segmento têm muito peso para o Google.
3. Faça sites para seres humanos, não para robôs de busca
Infelizmente, pessoas que conhecem as técnicas de SEO as utilizam, muitas vezes, apenas com o intuito de ludibriar os buscadores, alcançando boas posições por meio da manipulação dos resultados. No entanto, cada vez mais o Google tem se aperfeiçoado para localizar e banir de suas páginas sites que alcancem bons resultados desta maneira.
4. Deixe seu site ser compartilhado nas redes sociais
As redes sociais hoje são muito importantes, inclusive para um site ficar bem posicionado no Google. Por isso, sempre ofereça nos textos a opção dos leitores compartilharem nas mídias sociais o link do blog ou do site, bem como a possibilidade de “curtir” e de “tuitar” sua página.
5. Use palavras-chave no título do seu conteúdo
O Google localiza páginas de acordo com palavras-chave. E o elemento mais importante é o título. Por isso, nesse espaço utilize as principais palavras que facilitam os sites de busca identificarem seu site.