Curiosidades do Daltonismo
- O daltonismo pode representar uma vantagem evolutiva sobre as pessoas portadoras de visãonormal, tal como foi descrito num artigo publicado pela BBC
- Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge demonstrou que algumasformas de daltonismo podem, na verdade, proporcionar uma visão mais aprimorada de algumascores:
- Durante a 2ª Guerra Mundial descobriu-se que os soldados daltónicos tinham mais facilidade em detectar camuflagens ocultas na mata.
- Os daltônicos possuem uma visão nocturna superior à de uma pessoa com visão normal.
- Eles também são capazes de identificar mais matizes de violeta do que as pessoas com visãonormal.
- A maioria dos daltónicos não sabe que possui esta anomalia.
- A percepção das cores varia muito de uma pessoa com daltonismo para outra.
- O pintor Vincent van Gogh sofria de daltonismo.
- A incidência de daltonismo é maior entre os descendentes de Europeus.
- Os daltónicos vêem, em média, entre 500 a 800 cores.
- Normalmente as cores predilectas de quem tem esta alteração genética são o azul ou roxo, por serem cores vivas.
- Para os daltónicos o arco-íris não possui 7 cores.
Como enxergam os daltônicos?
AULA DE BIOLOGIA
Como já explicamos acima, o Daltonismo é genético, ou seja, passa de pai para filho, e para entendermos completamente como ela funciona, teremos que estudar sua estrutura cromossômica.
Como sabemos, os zigotos de homens são conhecidos por terem os cromossomos X e Y (XY) enquanto as mulheres têm apenas dois X (XX), o daltonismo é uma doença onde apenas os cromossomos X são afetados, e se manifesta em cruzamentos cromossômicos onde todos os cromossomos X são portadores da anomalia.
De praxe você já deve ter percebido porque é tão comum ver homens daltônicos não é? Porque homens tem apenas um cromossomo X, e se esse for portador do gene do daltonismo, já será automaticamente daltônico.

MULHERES PODEM SER DALTÔNICAS?
Estudos afirmam que cerca de 8% da população é portadora do daltonismo, mas penas 1% são mulheres, mas, por que isso?
Como explicamos na nossa mini aula de Biologia acima, os homens só tem um cromossomo X, por isso estão mais suscetíveis à doença, já as mulheres tem dois cromossomos X, o que torna mais difícil que elas sejam daltônicas.
Se representarmos o daltonismo em um genótipo como "°" podemos dizer que um homem daltônico tem genótipo X°Y, já no caso das mulheres, mesmo que elas tenham em um de seus cromossomos o gene da doença, ela ainda não será daltônica, ficando conhecida como portadora X°X ou XX°, ou seja, a mulher só será daltônica se tiver um genótipo igual a X°X°.
Vamos usar um exemplo prático, um pai é daltônico X°Y e a mãe é apenas portadora (mas não é daltônica) X°X e ambos querem saber qual é a chance de seus filhos serem daltônicos, para "calcularmos" isso podemos fazer tal diagrama:
Pai a direita,
mãe abaixo
|
X°
|
Y
|
X°
|
X°X°
|
X°Y
|
X
|
X°X
|
XY
|
De acordo com o diagrama, em um casal onde o pai é daltônico e a mãe é portadora, existem 25% de chances de nascer uma menina daltônica, 25% de uma menina portadora, 25% de um menino daltônico e 25% de um menino normal, ou seja, para que uma menina seja daltônica, seu pai deve ser daltônico e sua mãe deve ser portadora ou daltônica também.
OS TRÊS TIPOS DE DALTONISMO
Muitas pessoas acreditam que daltônicos enxergam tudo em preto em branco, como se vivessem um filme antigo, mas elas estão totalmente erradas, uma pessoa daltônica pode sofrer de três variações da doença, a Protanopia, a Deuteranopia, e Tritanopia.
Protanopia
Na protanopia a pessoa tem dificuldade ou é impossibilitado de tons da cor vermelha e também verde, enxergando somente tons de marrom forte, como se fosse caramelo.
Deuteranopia
Na deuteranopia é a mais comum e dificulta a discriminação de cores nos tons de verde, de forma muito parecida com a protanopia, porém essa não é tão intensa, sendo possível diferenciar com alguma dificuldade tais cores por a tonalidade do marrom que enchergam
Tritanopia
A tritanopia é a mais rara das variações da doença, nela a pessoa tem dificuldades ou não vê a cor azul, sendo que todas as tonalidades da cor lhe pareçam com a cor rosa, ou seja, quem sofre de tritanopia vive em um mundo rosa.
VOCÊ É DALTÔNICO?
No vídeo abaixo, um YouTuber que de fato é daltônico, ao lado de sua esposa que não é portadora da anomalia, realiza alguns testes de daltonismo que são facilmente encontrados na internet, acompanhe o vídeo e veja se você passa nos testes, se passar, preste atenção na dificuldade que o homem tem para identificar as imagens contidas nos mesmos.
Fontes; daltonismo291 ;