A maioria destes jogos incluía o uso das mãos, pés e até mesmo pedaços de madeira para controlar a bola. O jogo romano "Harpastum" era baseado em posse, onde cada lado tinha que tentar manter a posse de uma pequena bola pelo maior tempo possível. Já os antigos gregos disputavam um jogo semelhante, chamado "episkyros”, mas que era mais parecido com o rúgbi do que com o nosso futebol moderno.
O mais relevante desses jogos antigos é o jogo chinês de "Tsu-Chu" ou "jogar bola". Registros mostram que esse esporte começou durante a dinastia Tsin (255-206 aC). O jogo chinês era baseado numa disputa por uma bola de couro, travada por soldados. Nessa prática, a bola era chutada numa rede amarrada entre dois pólos a 30 metros do chão.
Agora, o futebol como conhecemos hoje, começou a evoluir na Europa moderna a partir do século 9. Na Inglaterra, o futebol começou nas escolas públicas da Grã-Bretanha no início do século 16. Nessa prática já haviam dois gols sem redes que eram colocados em extremidades.
As regras e regulamentos continuaram a evoluir na Grã-Bretanha e por volta de 1700 começaram a surgir os clubes de futebol. Finalmente, em 1863, surgiu a Associação de Futebol que tentou reunir os diferentes códigos e sistemas de jogo da Grã-Bretanha para formar um único conjunto de regras para o esporte.
Depois disso, o esporte começou a se espalhar pela Europa, seguindo para a Dinamarca, Bélgica e Suíça. Na virada do século 20, muitos países europeus formaram suas próprias ligas de futebol e passaram a competir em jogos internacionais entre nações rivais.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) foi criada em 1904 a partir de um acordo internacional entre os países. Em 1930, a primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai. De lá para cá, o futebol se manteve no auge da popularidade entre os esportes mundiais.
Fonte: SitedeCuriosidades.coml